sexta-feira, 12 de março de 2010

Processos, métodos, ferramentas, tipos de software e Stakeholoders

1. Processo

Modo pelo qual se realiza ou executa uma coisa; método, técnica.


2. Método

Forma pela qual será realizado um processo, tendo como objetivo, definir a forma.

3. Ferramentas

O que será ultilizado para a construçao do software. As ferramentas auxiliam os métodos e processos.

4. Tipos de Software

Tempo Real - Software que apresenta um tempo de resposta menor, ou seja, resposta imediata.
On-line - Software que apresenta um tempo de resposta maior.
Ex: Compra, pela internet, de um livro por duas pessoas ao mesmo tempo.
Embarcado - Sistemas ou dispositivos que executam funções dedicadas, ou seja, são responsáveis por uma função específica ou um conjunto restrito de funções específicas e co-relacionadas.
Científico - Trata de aplicaçoes científicas.

5. Stakeholder

Qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto de construção de um software.

A palavra vem de:

Stake: Interesse, participação, risco
Holder: Aquele que possui

Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são: o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente. Entretanto, na prática podem existir muitos outros:

  • A comunidade
  • Outras áreas da empresa
  • Concorrentes
  • Fornecedores
  • Investidores e acionistas
  • Governo
  • As famílias da equipe de projeto

Além disso, cada projeto pode ter alguns stakeholders que sejam específicos para sua realidade e que não se apliquem a outros projetos.

A importância de identificar os stakeholders é que além de serem afetados pelo projeto, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gerente de projeto não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos, e isto é um fator de risco para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário