Os autores apresentam diversas definições para engenharia de software. A seguir, três definições consideradas complementares.
- A engenharia de software é a disciplina envolvida com a produção e manutenção sistemática de software que são desenvolvidos com custos e prazos estimados.
- Disciplina que aborda a construção de software complexo - com muitas partes interconectadas e diferentes versões - por uma equipe de analistas, projetistas, programadores, gerentes, "testadores", etc.
- O estabelecimento e uso de princípios de engenharia para a produção economicamente viável de software de qualidade que funcione em máquinas reais.
A primeira destas definições enfatiza que a engenharia visa não apenas o desenvolvimento, mas também a manutenção do produto. Além disso, ela ressalta a importância da estimativa de custos e prazos de desenvolvimento. A segunda definição enfatiza a complexidade do produto e do processo. O software é formado por diversos componentes interconectados e o seu desenvolvimento é realizado por uma equipe que precisa ser gerenciada. A terceira ressalta que o desenvolvimento de software deve seguir os princípios de uma engenharia e deve visar a qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário